Parceria Vital Intercâmbio e Leva na Ba

O desafio do primeiro emprego no Intercâmbio

person access_time19/09/2018


Uma das maiores dúvidas de quem começa a planejar um intercâmbio é sobre como é o processo para conseguir o primeiro emprego na Irlanda.
Realmente é um assunto delicado e que tira noites de sono no começo do intercâmbio, mas calma, emprego tem e continuará tendo, mas tudo é questão de tempo.

Eu, como todos intercambistas, também passei por toda essa angústia, dinheiro contado e a ansiedade para o primeiro emprego cada dia aumentava. A minha situação agravou ainda mais porque tive €1.000 roubados em Madri, alguns dias antes de chegar à Irlanda.

A procura foi árdua e cansativa, mas dei meu jeito, trabalhei como Rickshaw, depois fui fazer limpeza em escritório e até mesmo eventos pontuais. Depois disso, nunca mais fiquei sem emprego e trabalhei nas mais diversas áreas, desde lavador de pratos em um café até recrutador internacional em uma agência na Irlanda. Com isso, aprendi muito sobre o mercado de trabalho nesses meus 4 anos de Irlanda e vou dar algumas dicas para te ajudar nessa missão:

1 – Prepare-se para o pior – Economize o máximo possível no começo, pois o tempo para encontrar o primeiro emprego é muito relativo e pode demorar alguns meses. A média é entre 1 e 4 meses.

2 - Tudo tem seu tempo – Não queira pular etapas, tire as primeiras semanas para focar em achar a acomodação que você goste, em ajeitar todas as questões burocráticas de visto e estudar muito. Não adianta colocar essa pressão de arrumar emprego antes de fazer tudo isso, pois isso só vai te causar frustração.

3 - Nível de inglês – Por mais que existem vagas que não é necessária fluência para exercer a função, o quanto você consegue se desenvolver no idioma vai ser fundamental para conseguir algo um pouco mais rápido. Para quem está indo com nível quase 0 de inglês, como eu fui, não se desespere, mas foque muito no estudo nos dois primeiros meses. Isso vai fazer a diferença e vai facilitar muito a busca do emprego.

4 - Seja cara de pau – Fale para todas as pessoas que conhecer (na escola, em casa, para amigos e amigos de amigos) que está procurando emprego, seja proativo. Entregue muitos currículos, imprima o máximo possível deles e bata em todas as portas possíveis, não prenda-se apenas à lugar com placa. E aplique para vagas online, não desanime, seu emprego vai chegar.

5 – Desapegue de status e orgulho – Vá preparado para trabalhar em funções que talvez você nunca trabalharia no Brasil. Intercâmbio é sair da zona de conforto total e as privadas que você lavar, sanduíches que você fizer, louças que você lavar, que vão te fazer juntar aquele dinheirinho para fazer aquela Eurotrip dos sonhos.

6 - Não desanime – Você vai ouvir muitos nãos, vai ficar muito puto por não ter entendido nada na entrevista em algumas situações, mas levante a cabeça e siga em frente, só você pode mudar esse quadro. Somente a prática te fará melhorar e você poderá perceber sua evolução a cada entrevista e teste.

7 - Esteja sempre alerta – Oportunidades de emprego podem aparecer a qualquer momento, esteja pronto para caso receba uma ligação para fazer um trial em 1 hora, esteja atento com o celular e dê o seu melhor quando esse trial acontecer.

8 – Procure ajuda – Pergunte sobre os empregos dos seus amigos e colegas, peça dicas e até mesmo se rola um treinamento onde eles trabalham de graça. Qualquer conhecimento extra pode te ajudar a se sair melhor nos seus testes.

E por fim, sempre calma, muita calma, sempre vai ter alguém pessimista dizendo que não tem emprego, que está muito difícil, que a Irlanda está supersaturada de estudantes e etc.

 Porém, sua realidade quem faz é você e, nesses meus 4 anos de Irlanda, todos meus amigos que não desanimaram, conseguiram o emprego e conseguiram aproveitar essa experiência da melhor maneira possível. O trabalho, além de importante para ajudar nos custos, também faz parte do aprendizado e do legado que você carregará para o resto da sua vida.

Quer receber uma consultoria completa e personalizada para tirar as suas dúvidas e descobrir as opções ideiais para realizar seu intercâmbio? É só preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

FORMULÁRIO DE CONTATO

Veja mais: 
15 tipos mais  comuns de Flatmates no Intercâmbio
Intercâmbio é para rico?
Companhias aéreas low cost na Europa



content_copyComentários
Orçamento Rápido
X