Parceria Vital Intercâmbio e Leva na Ba

5 Passos importantes na procura de empregos durante seu Intercâmbio

Dicas valiosas para que sua busca de emprego seja mais assertiva

person access_time03/04/2019

Olá, hoje vou falar de um assunto que é a grande preocupação de todos intercambistas, o emprego!

Mas antes de começar essas dicas quero fazer um convite :)

No próximo sábado 06/04 ás 11hrs, horário de Brasília, vai rolar um Webinar com o Tema: Do Intercâmbio ao Visto de trabalho, participação especial do Anderson Gonçalves do Insta @GanhandoEuro, falando sobre a experiência do intercâmbio dele e como ele conseguiu o Visto de Trabalho na Irlanda..

Não perca! Você pode se inscrever Clicando Aqui



O emprego é parte fundamental do aprendizado no intercâmbio, é onde você vai pôr em prática aquilo que se aprende na escola, além de ser o que vai te manter na Irlanda e até proporcionar as viagens e o que mais você queira fazer, ou seja, o trabalho é fundamental.
Nos 4 anos em que vivi na Irlanda trabalhei em diversas áreas e funções e depois do primeiro emprego nunca fiquei mais de 2 semanas desempregado. Trabalhei como Rickshaw, em eventos recolhendo pipoca do chão, como Kitchen Porter (lavador de louça), faxineiro, Estoquista, Caixa de Supermercado, Consultor de Intercâmbio e por último como Recrutador.
Com toda essa experiência aprendi muito sobre o mercado de trabalho na Irlanda e quero compartilhar algumas dicas com vocês:

Passo 1 - Aprender Inglês, por mais óbvio que pareça e por mais que muitos empregos não exijam que você seja um fluente em inglês, o ideal é focar muito nos estudos, nos 2 primeiros meses principalmente, para que seu inglês fique cada vez mais comunicável e você consiga se desempenhar bem nas entrevistas. Você precisa conseguir se expressar, alguns erros gramaticais são comuns e não tem problema, mas no contexto geral você tem que primeiramente focar em entender e ser entendido, isso vai aumentar muito suas chances de emprego.

Passo 2 - Currículo, fazer um bom currículo é um passo também importante para seu primeiro emprego na Irlanda e, o mais importante é que esse CV seja coerente. Você verá muitas pessoas dando dicas para fazer CVs com experiências fakes, mentir, colocar como se você fosse o melhor e mais experiente cleaner do mundo. O fato é que isso não cola mais, as pessoas sabem que os currículos são fakes e na maioria dos casos vai te atrapalhar na busca do primeiro emprego. Claro que na busca um emprego em áreas secundárias você não vai colocar que foi o gerente de tal coisa, ou diretor de marketing de tal empresa, mas também não precisa criar coisas mirabolantes. A minha dica é tentar usar suas experiências reais e destacar nessas experiências, habilidades ou feitos que também te ajudariam em áreas secundárias. Por exemplo, você trabalhava em uma empresa que você tinha uma responsabilidade grande, tinha que ser muito organizado, pontual e aprender coisas rápido, estas características que são importantes em qualquer trabalho, então, você pode destacar isso como diferencial. Outro exemplo, você sempre trabalhou com atendimento ao cliente, vendas, isso quer dizer que você é uma pessoa comunicativa, atenciosa com clientes e essa característica pode ser importante para vários trabalhos em áreas secundárias também.

Passo 3 - Conhecer pessoas: Networking é fundamental mesmo quando o assunto é emprego em áreas secundárias, ser bem relacionado, comunicativo e fazer novos amigos sempre abrirão muitas portas e, com certeza, vai rolar aquela indicação que coloca o trabalho praticamente no seu colo. Fale para todo mundo que conhecer que está procurando trabalho, que a grana está apertando, que você precisa do emprego logo, uma hora alguma pessoa que você conhece vai saber de uma vaga e você pode assim ser ajudado por alguém e claro quando tiver a oportunidade de ajudar alguém, não deixe de fazer.

Passo 4 - Persistência - Você vai ouvir alguns (muitos) nãos, vai mandar mal nas primeiras entrevistas em inglês, vai chegar em casa puto (a) da vida por não ter conseguido, mas precisa ser persistente, levantar a cabeça e no dia seguinte entregar o dobro de CVs, aplicar em todos os sites de emprego possíveis, ir atrás, uma hora a oportunidade vai aparecer, sempre aparece, te garanto.

Passo 5 - Praticar - Mesmo que seu inglês já seja bom, praticar a entrevista, fazer simulações irão te ajudar muito, você chegando preparado a chance do nervosismo te atrapalhar é muito menor. Então, comece a escrever coisas sobre você, sobre suas pretensões, sobre sua vida, sobre a vaga que você irá ser entrevistado, tenha certeza que praticar coisas assim vão te ajudar muito na hora da entrevista.

Claro que, além de tudo, escolher uma agência que te dê o suporte e te ofereça diferencias que irão te ajudar nesse processo é fundamental também. Nós, em parceria com a Vital Intercâmbios, oferecemos ao nosso intercambista o Job Club que é um workshop sobre o mercado de trabalho, com várias orientações sobre a procura de emprego, temos o Job Training que é um workshop com simulações de entrevistas, revisão de CV com outros intercambistas e com a supervisão da nossa equipe. Por último, mas não menos importante, você também pode contratar conosco um curso de barista, ministrado pelo Eric Levy, e várias outras parcerias pontuais em diversas áreas para te deixar ainda mais preparado para o seu primeiro emprego.



content_copyComentários
Orçamento Rápido
X